A Natureza de Cristo

Na qualidade de Deus-homem e homem-Deus, Cristo, diferentemente dos seres humanos comuns, possui duas naturezas numa só pessoa: uma divina e outra humana. É o que se chama tecnicamente de natureza teantrópica.

Jesus Cristo, para sempre sendo uma só pessoa, desde a encarnação e para sempre tem 2 naturezas, unidas indissolúvel mas subsistentemente. Simultaneamente: Ele é completa e totalmente Deus, e completa e totalmente homem (impecável); sem perda dessas naturezas, nem formação de nova natureza.

Por isso, Ele pode dar a aparência de fraco, sendo onipotente; de finito, sendo infinito; de crescer em conhecimento, sendo onisciente; de ser localizado, sendo onipresente. A personalidade do Cristo reside na Sua natureza divina e não na humana, porque ao Verbo não foi adicionada uma pessoa humana, mas sim uma natureza humana.

Sua Humanidade

Cristo é totalmente humano, isto é demonstrado pelo seu nascimento humano, ele teve nomes humanos, crescimento e desenvolvimento humano. Ele teve elementos essenciais da natureza humana, emoções e sentimentos humanos.

Nascimento

  • Ele teve nascimento humano: Cristo não somente nasceu de mulher como também tinha uma ascendência humana (Mt 1.1).
  • A própria atitude de Maria e José em procurar um abrigo na estalagem explica o temor da fragilidade de um nascimento humano. Lc 2.6-7

Crescimento

  • Ele teve crescimento e desenvolvimento humano: Jesus foi circuncidado como as crianças judaicas. Lc 2.21;
  • Apresentado no templo como as crianças judaicas de sua época. Lc 2.22-24;
  • Crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens – isto incluía desenvolvimento físico e mental. Lc 2.52

Nomes

Ele teve nomes humanos:
  • Jesus: este é no grego Ιησυς para Josué no hebraico Yeshû‘â no Antigo Testamento (Salvador ou salvação de Jeová)
  • Filho do Homem: Lc 19.10 em Ez 2.1; 3.17, 33.7 – Deus usa para com Ezequiel o mesmo título, isto significa o ser mais humano dos homens. E é o título chave de Lucas para enfatizar a humanidade de Cristo. Ainda em Sl 8.4 e 144.3
  • Jesus, o nazareno: Mt 2.23; At 2.22
  • O profeta: Mt 21.11 conferir com Dt 18.15
  • O carpinteiro: Mc 6.3
  • Cristo Jesus, Homem. I Tm 2.5 

Elementos

Ele teve os elementos essenciais da Natureza Humana:
  • Tinha corpo: Mt 26.12; Lc 24.39; Jo 2.21; Hb 2.14; 10.5,10.
  • Tinha alma: Jo 12.27 conferir com At 2.27,31
  • Tinha espírito: Mc 2.8, 12; Lc 23.46; Jo 13.21

Sentimentos

Ele tinha emoção e sentimentos humanos:
  • Compaixão pelas almas perdidas. Mt 9.36; Lc 13.34
  • Teve cansaço (Jo 4.6), fome (Mt 4.2; 21.18), sede (Jo 19.28) e sono (Mt 8.24)
  • Foi tentado. Mt 4.1-11; Hb 2.18; 4.15; Tg 1.13
  • Chorou. Jo 11.35.

Sua Divindade

Cristo era e é totalmente Deus. Este ensino está claro nas Escrituras pelos nomes a Ele atribuídos, o culto divino lhe é dado, pelos ofícios divinos atribuídos a Ele, pelo cumprimento no Novo Testamento as declarações de Antigo Testamento feito à Jeová e pela associação do nome de Jesus Cristo, o filho, com o de Deus Pai.

Nomes

  • Deus: Hb 1.8 – “o teu trono ó Deus ...” Jo 1.18; 5.20; 20.28; Rm 9.5; Tt 2.13; I Jo 5.20;
  • Filho de Deus: Mt 8.29; 16.16-17; 27.40, 43; Mc 14.61-62; Lc 22.70; Jo 5.25; 10.36; 11.4;
  • O primeiro e o último, o alfa e o ômega: Ap 1.8, 17 conferir com Is 41.4; 44.6. Ap 22.12-13, 15.
  • O Santo. At 3.14 conferir com Os 11.9
  • Senhor. Lc 2.11; At 4.33; 9.17; 16.31; (Senhor é o mesmo para Jeová no Antigo Testamento).
  • De todos. At 10.36
  • Da Glória. I Co 2.8

Culto

Pelo Culto divino dado a Ele:
  • Só a Deus é exclusivamente o culto das Escrituras.Mt 4.10; At 10.25-26; 12.20-25; 14.14-15; Ap 22.8-9.
  • Jesus aceitou adoração sem hesitar. Mt 14.13; Jo 13.13; Lc 24.52.
  • A Bíblia ensina a adoração a Cristo. Fl 2.10-11; Hb 1.6;
  • A Igreja primitiva adorava. At 7.59; I Co 1.2;

Ofícios

  • Pelos ofícios divinos que as Escrituras lhe atribuem:
  • Criador do Universo. Jo 1.3; Cl 1.16; Hb 1.10;
  • Preservador de tudo. Hb 1.3; Cl 1.17;
  • Perdoador de pecados. Mc 2.5,10-11;
  • Juiz de vivos e de mortos. Jo 5.22-23; At 17.31; II Tm 4.1;
  • Doador da Vida Eterna. Jo 17.2; 10.28

Profecias

Pelo cumprimento em Cristo no Novo Testamento, as afirmações do Antigo Testamento a respeito de Jeová. Sl 102. 24-27 com Hb 1.10-12; Is 40.3- com Lc 1.68-69,76; Jr 17.10 com Ap 2.23.

O Filho de Deus

  • Jesus é identificado como o Filho de Deus. Mt 14.33; 16.16; Lc 8.28
  • O Filho de Deus é Deus. Jo 5.18; I Jo 5.20

A Divindade do Filho é totalmente sustentada pela Bíblia e como pessoa integrante da triunidade de Deus, qualquer ensino contrário a isto é herético e portanto anticristão.

A Pessoa de Cristo

O Filho é verdadeiramente Deus e verdadeiramente humano; são duas naturezas distintas que formam uma única pessoa.

Unidade

  • Unidade indivisível da pessoa de Cristo: o próprio nome Filho de Deus reúne essa unidade.
  • Cristo agia como uma única pessoa. Mt 16.13-17; Jo 8.58;
  • A sede desta unidade estava na sua natureza divina. [12] Hb 13.8; I Co 15.47

Natureza

União das duas naturezas (ou união hipostática) Hb 1.2-3; Jo 1.1-3,14,18.

Significa que embora as naturezas sejam distintas elas formam uma unidade, não sendo o Filho dividido ou partido em duas pessoas, mas um e o mesmo Filho Unigênito, Deus Verbo e Senhor Jesus Cristo.

O Caráter

  • Santo: At 3.14; 13.35; Hb4.15;
  • Justo: At 3.14; 7.52;
  • Amoroso: Jo 11.36; 13.1; 15.9; Ef 5.2,25
  • Misericordioso: Mt 9.35-38; 23.37; Hb 2.17.

O Filho tem duas naturezas indivisíveis e distintas, unidas hipostaticamente (numa só substância) que formam a Segunda pessoa da Deidade.

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