Interpretação bíblica

A Compreensão da inspiração conforme sua inspiração (revelação divina) afeta o método exegético do leitor.

Perspectivas de inspiração

  • Posição liberal - inspiração puramente humana, como as obras de Shakespeare e outros grandes escritores;
  • Posição Neo-ortodoxa - Deus se revelou em atos poderosos e não em palavras, de maneira que as palavras escritas na Bíblia são a forma que como o homem entendeu os atos de Deus;
  • Posição conservadora - toda a Bíblia foi inspirada por Deus (2Tm 3.16), incluindo os escritores.

Problemas que afetam a hermenêutica

Validez na interpretação

É possível dizer o que constitui o significado válido de um texto? Ou há múltiplos significados válidos? Que critério usar para saber qual o significado mais válido ou menos válido? Antes, a crença era: o texto significa o que seu autor quis dizer. A primeira tese favorece o “relativismo da cultura ocidental”.
No estudo da Bíblia, a tarefa do exegeta é determinar tão intimamente quanto possível o que Deus queria dizer em determinada passagem, e não o que ela significa para mim. Se assim fosse, haveria tantos significados quanto fossem seus leitores. Como iríamos sustentar que a interpretação ortodoxa é mais correta do que uma heresia?

Interpretação e aplicação

Interpretação válida é aquela onde se consegue identificar a intenção do autor original. Mas isso não quer dizer que o que escreveu tenha apenas uma aplicação possível.
Exemplo:
 Ef 4.27, "não se deve deixar-se levar pela ira para não dar lugar ao diabo”. 
O texto tem um significado, mas pode ser aplicado a várias situações de ira, contra a esposa, o patrão, etc.
Rom 8, “nada poderá nos separar do amor de Deus”
O texto tem um sentido, mas a aplicação depende da situação e das circunstâncias de cada um.

Dupla autoria e Sensus Plenior

A posição ortodoxa da Bíblia é da autoria confluente, autores humanos e divino trabalham jutos (fluíram juntos) para reproduzir o texto inspirado.
Cria as seguintes questões:

  • Que significado tinha em mente o autor divino?
  • Que significado tinha o autor humano?
  • O significado tencionado pelo autor divino excedia a do autor humano?
“Estar cônscio do sensus plenior é reconhecer que existe a possibilidade de uma passagem do AT ter mais de um significado do que era conscientemente evidente ao primitivo autor, e mais do que se pode obter pela estrita exegese gramático- histórica." (Donald Hegne).

A natureza da inspiração divina é tal que os próprios autores das escrituras muitas vezes não estiveram conscientes do mais pleno significado e da aplicação final do que escreveram. Esse sentido mais pleno do AT só pode ser visto em retrospecto e à luz do cumprimento no NT.

Interpretações das Escrituras Literal, Figurativa, e Simbólica

Os cristãos conservadores são acusados de “literalistas cabeças dura” em suas interpretações. Já os Teólogos liberais alegam que incidentes como a queda do homem, o dilúvio, a história submarina de Jonas, deveriam ser entendidos como metáforas, símbolos e alegorias, e não como acontecimentos históricos literais. Os teólogos conservadores concordam em que as palavras podem ser usadas em sentido literal, figurado, ou simbólico. O problema surge quando os leitores interpretam as declarações de um modo diverso daquele que o autor tinha em mente. Como interpretar como figurativamente uma declaração literal. As palavras devem ser interpretadas de acordo com a intenção do autor, se este pretendia que fosse interpretado literalmente, erramos se interpretarmos de outro modo.

Contexto e sintaxe

O contexto e a sintaxe proporcionam importantes pistas para a intenção e significado. No contexto observamos o relacionamento com outro texto anterior e posterior. Enquanto que a Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.
Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si. Basicamente, em qualquer linguagem, as funções básicas são o sujeito e o predicado. A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.

Aspectos espirituais no processo perceptivo

Os fatores espirituais afetam ou não a capacidade de perceber com precisão as verdades contidas nas Escrituras?

  • Primeira posição – Se duas pessoas com o mesmo preparo nas línguas, história, cultura, etc, farão uma boa hermenêutica.
  • Segunda posição – o compromisso espiritual ou sua ausência influência. Rm 1.18-22; I cor 2.6-14; Ef 4.17-24; I Jo 2.11.
"Um dos ministérios do Espírito Santo é a obra de iluminação, de ajudar os crentes a entender o pleno significado das palavras da Bíblia.” (VIRKLER, 2001, p. 21).

A questão da Inerrância 

“Uma Bíblia que erra pode ser apenas reflexo da filosofia e psicologia hebraica antiga, com pouca coisa para nos oferecer... os grupos que começam por questionar a validade de pequenos detalhes bíblicos, finalmente questionam doutrinas maiores.” Virkler, ( 2002, p. 22).

Conclusão

  • Jesus foi uniforme no trato das narrativas históricas do AT como registro fiel do fato. Cristo fez referência a Abel, Noé , Abraão, Sodoma e Gomora, Isaque e Jacó, etc. Ele tratava tudo igualmente como história.
  • Ele usou regulamente as Escrituras do AT como o competente tribunal de apelação em suas controvérsias com os escribas e fariseus.
  • Jesus ensinou que nada passaria da lei até que tudo se cumprisse e que as escrituras não podiam falhar. ( Mt 5.17-20; Jo 10.35).
  • Jesus usou as Escrituras para refutar as tentações de Satanás. Sua atitude é de aceitação inquestionável das Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário